Florença

Às margens do rio Arno, Florença (em Italiano Firenze) é uma das mais belas e importantes cidades históricas da Itália, tendo sido a cidade mais importante da Europa so século XIII ao XVI. Foi o berço da Renascença e de artistas que influenciaram toda a cultura ocidental, como Dante Alighieri e Michelangelo. A família Médici dominou a cidade durante muitos anos, estimulando e patrocinando seu progresso e as artes.


Mapa de Florença:






Dicas: Passear por Florença  é fantástico. O centro da cidade inteira é "caminhável", ou seja, você não vai precisar se preocupar com transporte público.
As igrejas aqui (como em toda a Itália) são monumentos surpriendentes. Impossível ficar de frente ao Duomo e não se impressionar com sua parte externa coberta por mármore colorido e estátuas sacras. Realmente uma das coisas mais bonitas que presenciei.
Outra dica imperdível, e que descobri por acaso, é o anoitecer às margens do rio Arno. O Pôr-do-sol deixa tudo com um tom dourado, espetacular e inacreditável (vide fotos anexadas a este artigo). Se você for até a Ponte Vecchio, que não parece ponte, e sim uma rua qualquer, pois em cima dela se espalham diversas joalherias, com produtos exclusivos, terá a oportunidade de presenciar artistas de rua, música ao vivo, etc, tudo neste horário.
Ir até a Galleria della Accademia se faz necessário caso você queira ver o Davi original. O restante não tem uma importância tão grande quanto este (Existe uma réplica do Davi em frente ao Palazzo Vecchio). Falando no Davi, fiquei muito surpreso em ver que a estátua tem mais de 5 metros de altura. Imagiva que seria de tamanho natural. Vale a pena gastar alguns minutos observando a estátua, cheia de detalhes incríveis e testemunhar a genialidade de Michelangelo.
Já a Galleria degli Uffizi possui um número de obras enorme, com destaque para o Nascimento da Vênus, de Boticelli. Fica a dica: para evitar um tempo ENORME nas filas, reserve sua entrada com antecedência por telefone. Apesar de pagar uma taxa extra de €4, você não perde quase duas horas esperando para entrar. Fone: (+39 055 294883). Você recebe um número, que deve ser apresentado no portão 3. Faça o pagamneto e entre direto.
Apesar de haver um número grande de mendigos e pedintes, Florença é segura. Existe um número grande de policiais na rua, o que inibe a ação de crimisos. Mesmo assim, bom senso é indispensável.


Imperdíveis:


A Basílica di Santa Maria del Fiore é a catedral, ou Duomo, da Arquidiocese da Igreja Católica Romana de Florença. Notabilizada por seu monumental domo (ou cúpula) - obra do celebrado arquiteto renascentista Brunelleschi - e pelo campanário, de Giotto, é uma das obras da arte gótica e da primeira renascença italiana, considerada de fundamenal importância para a História da Arquitetura, registro da riqueza e do poder da capital da Toscana nos séculos XIII e XIV. Seu nome (cuja tradução é Santa Maria da Flor) parece referir-se ao lilium, símbolo de Florença, mas, documento do Século XV, por outro lado, informa que “flor”, no caso, refere a Cristo.
 Como citado anteriormente, o Duomo é uma obra sensacional. Faz pensar na capacidade humana de criar. A entrada é gratuita. Não espere muito do interior, pois o destaque é o exterior da catedral.
 





A Galleria degli Uffizi é dividida em salas ou ambientes, cerca de cinqüenta, nomeadas geralmente pelo artista mais importante exposto. Existem salas dedicadas aos maiores artistas do Renascimento, como Leonardo da Vinci e Rafael, salas com arte clássica da Roma antiga, uma grande coleção de quadros de Botticelli com suas incomparáveis ‘’Primavera’’ e ‘’O Nascimento da Vênus’’ e obras dos maiores artistas do mundo como Michelangelo, Tiziano, Durer ou Rubens. Cada uma delas vale a visita, e a Galleria degli Uffizi hoje em dia é uma das maiores atrações turísticas de Florença e um dos mais importantes museus do mundo.
Siga as dicas anteriores e não se arrependerá de visitar este magnífico lugar!





Imagem da Galleria degli Uffizi, ao fundo Palazzo Vecchio
Abaixo, O Nascimeto da Vênus







A Ponte Vecchio é uma Ponte em arco medieval sobre o Rio Arno, em Florença, na Itália, famosa por ter uma quantidade de lojas (principalmente ourivesarias e joalherias) ao longo de sua extensão.
Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345, com projeto da autoria de Taddeo Gaddi. Consiste em três arcos, o maior deles com 30 metros de diâmetro. Desde sempre alberga lojas e mercadores, que mostravam as mercadorias sobre bancas, sempre com a autorização do Bargello, a autoridade municipal de então. Diz-se que a palavra bancarrota teve ali origem. Quando um mercador não conseguia pagar as dívidas, a mesa (banco) era quebrada (rotto) pelos soldados. Essa prática era chamada bancorotto.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a ponte não foi danificada pelos alemães. Acredita-se que tenha sido uma ordem direta de Hitler.
Ao longo da ponte, há vários cadeados, especialmente no gradeamento em torno da estátua de Benvenuto Cellini. O facto é ligado à antiga ideia do amor e dos amantes: ao trancar o cadeado e lançar a chave ao rio, os amantes tornavam-se eternamente ligados. Graças a essa tradição e ao turismo desenfreado, milhares de cadeados tinham de ser removidos com frequência, estragando a estrutura da ponte. Devido a isso, o município estipulou uma multa de 50 euros para quem for apanhado, em flagrante, a colocar cadeados na ponte.
Como disse antes, a Ponte Vecchio é fenomenal ao pôr-do-sol. Vale muito a pena visitar neste horário. Disponibilizamos algumas imagens para se ter idéia da beleza.
 





Gastronomia:


Em Florença você vai comer bem, assim como em toda a Itália. Massas, pizzas, etc. A dica especial fica para os deliciosos Cantucci (grande) e Cantuccini (pequeno). Estes são biscoitos típicos da Toscana, sendo em geral de amêndoas ou chocolate. Você os encontrará em abundância em Florença. Muitas lojas oferecem o produto, alguns industriais, outros artesanais. A maneira correta de consumir os biscoitos é mergulhá-los em - outra iguaria da região - Vino Santo. Uma espécie de liquor de amêndoas, forte. Porém combina perfeitamente com os biscoitos, já que eles são um pouco duros, facilitando a ingestão. Não perca a oportunidade de experimentar! Excepcional!
 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário