Viena

Viena (Em Alemão: Wien) é a capital da República da Áustria. É também a maior cidade do país, com quase 2 milhões de habitantes, destaca-se como centro cultural, político e econômico. Como já foi residência da corte dos Habsburg, a cidade ainda mantém as marcas da capital imperial de outrora. Seu centro histórico é patrimônio da humanidade, segundo a UNESCO.


Dicas: Procure por hotéis próximos as estações de metrô. O serviço é rápido e te leva aos pontos mais interessantes da cidade, por um preço justo. Comprar o cartão da cidade (Vienna Card) é ótimo, já que o mesmo lhe confere descontos nas principais atrações de Viena e ainda lhe dá o direito a usar o transporte público por 72h. Disponível nos hotéis e pontos turísticos por €18,50 por pessoa.
Caminhar por todo o Inner Ring (anel de rodovias - antes muralhas - que circunda o centro histórico da cidade) é muito bom, e seria o ideal para seu primeiro dia na cidade, dando uma visão geral do que visitar nos dias seguintes. 
No meu caso, 5 dias foram necessários para conhecer bem a cidade. Com calma e tranquilidade. Para quem gosta de explorar, é muito importante ter uma boa noite de sono, para estar pronto para mais no dia seguinte.

Na questão de segurança, Viena é extremamente tranquila. Sair denoite é muito interessante e os prédios ficam ainda mais bonitos com a iluminação. Não presenciei nenhum tipo de problema, porém manter uma maior atenção, principalmente em lugares de pouco movimento, é sempre bom.


Tome cuidado: Existem muitas pessoas com roupas típicas no centro de Viena. Eles tentam te vender ingressos para espetáculos de música clássica, argumentando que conseguem o melhor preço, etc. São muito insistentes, por isso, diga que já possui ingressos para a noite. Se você der atenção a eles, não vão largar do seu pé. Compre seus ingressos nos locais de espetáculo.


Mapa do google incluindo as estações de metrô:

MAPA


Mapa do metrô de Viena





Passear por Viena é como voltar no tempo. Assim que se emerge da estação de metrô, a beleza da cidade invade seu campo de visão. Tudo é bonito e muito bem conservado.

Imperdíveis:

Catedral de Saint Stephan ou Catedral São Estéfano está sutuada no centro da cidade Viena , Áustria.
Trata-se de uma obra mundialmente conhecida e um exemplo da arquitetura do século XII. A também denominada "Steffl" é uma das mais importantes catedrais góticas do mundo.
Foi renovada no estilo gótico entre 1304 e 1433. Sua torre norte, elevada a altura de 70 metros, foi renovada de acordo com a estética renascentista em 1579 e seu interior adquiriu uma tendência barroca.
O famoso sino da Catedral de São Estéfano, o "Pummerin", pesando não menos que 21 toneladas, sofreu consideráveis danos causados pelos ataques da Segunda Guerra Mundial, desde então ele vem sendo concertado e é usado atualmente para determinar ocasiões especiais, assim como para anunciar o novo ano.

Igreja fantástica, no coração da cidade. Estação de metrô Stephanplatz. Entrada gratuita, porém existem também visitas com guia a cada 30min.
Destaque para o belíssimo telhado, trabalhado com formas e desenhos.








O Hofburg, ou Palácio Imperial de Hofburg, é um grandioso palácio em Viena, Áustria. Tem as suas origens num castelo-fortaleza medieval, datado do século XIII, sendo continuamente ampliado até ao início do século XX. O Hofburg fica voltado para a Heldenplatz, mandada executar durante o reinado do Imperador Francisco José, como parte do nunca concluído Kaiserforum.
Foi a residência oficial e centro do poder dos Habsburgo, soberanos da Áustria entre 1278 e 1918, que o usaram como sua principal residência de Inverno, enquanto o Schloss Schönbrunn era o seu palácio preferido para o Verão. Entre as personalidades históricas que nasceram no Hofburg destaca-se Maria Antonieta, em 1755.
Com mais de 2.600 salas e ocupando uma área de 20 hectares, a sua grandiosidade arquitectônica e os seus grandes jardins dominam a paisagem da região central de Viena.
Atualmente, o vasto complexo abriga a Biblioteca Nacional Austríaca, a Escola Espanhola de Equitação, os gabinetes do presidente da Áustria e museus, dentre os quais se destacam as alas preservadas dos antigos aposentos imperiais, as salas usadas durante o Congresso de Viena e a coleção de tesouros sacros e obras de arte acumuladas pelos Habsburgo durante os quase sete séculos de reinado.
Na Burgkapelle, antiga capela privativa da corte, construída no século XIII, apresentam-se todos os domingos os famosos Pequenos Cantores de Viena.


Complexo de palácios e museus fantástico, enorme, grandioso, dentro do centro da cidade. Vale uma visita, principalmente ao museu dos tesouros imperiais, realmente extraordinário.






 



A Ópera Estatal de Viena (em alemão Wiener Staatsoper) é uma casa de ópera - e uma compania de ópera - com uma história que data o século XIX. Está localizada no centro de Viena, Áustria. Os membros da Filarmônica de Viena são recrutados dessa orquestra.

Prédio belíssimo, com apresentações diárias, vale a pena a visita. Parte do dia-a-dia dos moradores da cidade. Até o banheiro da estação de metrô aqui toca ópera.




O Palácio de Schönbrunn (em alemão, Schloss Schönbrunn), conhecido também como o Palácio de Versalhes de Viena, é um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria, desde o século XIX tem sido uma das principais atracções turísticas da cidade de Viena, e tem aparecido em postais, documentários e diversas produções cinematográficas.
Neste castelo viveu até 1817, data de seu casamento com D. Pedro I, a arquiduquesa D. Leopoldina de Habsburgo, que teve tão grande papel na independência do Brasil.
O palácio e os jardins ilustram os gostos, interesses e aspirações dos sucessivos monarcas da Casa de Habsburgo.

Palácio extraordinário, com um jardim de tirar o fôlego, literalmente, faz juz a sua fama. A sensação é de estar em outro mundo. Aqui viveu a imperatriz Sissi e pode-se ver como era a vida na época. Reserve um bom tempo para este palácio, pois é enorme! Linha de metrô U4, sentido Hütteldorf.







Museu de História Natural de Viena: Museu muito interessante para quem gosta de ciências. Espécimes, minerais, vegetais, fósseis (inclusive de dinossauros). Muito bem organizado, oferece aos vistantes uma visão interativa da história do nosso planeta. Realmente vale visitar.






 




Gastronomia:


Comer em Viena é um prazer. Principalmente para quem gosta de doces. Aqui existem algumas das guloseimas mais famosas do mundo.
Destacam-se a Sacher Torte, uma deliciosa torta de chocolate tradicional. Como a original, no Hotel Sacher.


Existe também a confeitaria Demel, que faz doces desde o tempo da Impreatriz Sissi, e eram os preferidos dela! Os doces são obras de arte, das mais variadas formas. Fica próxima ao Hofburg.





Outro doce famoso é o Mozartkugeln, doce preferido de Mozart (diz a lenda...) que realmente é muito bom, lembrando um bombom recheado com marzepan e licor. Compre com melhor preço nos mercados Billa, espalhados pela cidade, e onde você vai achar produtos com melhor preço. Na verdade esses mercados são a melhor maneira de economizar na hora de comer ou beber. Os preços aqui são consideravelmente mais baixos do que nas ruas.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário